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Movimentação de Títulos:
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Quem Somos

Constituindo-se em uma das mais antigas serventias extrajudiciais do estado da Paraíba, o Serviço de Distribuição de Títulos – SDT traz, nos seus arquivos, registros históricos datados do século dezenove. Durante muitos anos, funcionou dentro do próprio prédio do Tribunal de Justiça, vez que também tinha a responsabilidade de distribuir feitos judiciais.

Ao assumir a titularidade do Serviço de Distribuição de Títulos – SDT, o Bel. Manoel Wellington de Assis procurou implementar métodos de trabalho que proporcionassem agilização das rotinas administrativas, buscando oferecer sempre um serviço de qualidade e um melhor atendimento aos seus clientes.

Pela necessidade de promover uma melhor reestruturação física e buscando oferecer um melhor atendimento aos seus clientes de modo geral e, em particular, aos Tabelionatos de Protesto e às instituições financeiras, no ano de 1990, o Serviço de Distribuição de Títulos – SDT passou a funcionar em instalações próprias, funcionando, atualmente, em um prédio, localizado à Rua das Trincheiras nº. 114, no centro da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba.

Com a competência de distribuir títulos encaminhados para protesto, entre os dois Tabelionatos de Protesto da capital, tudo com fulcro na Lei nº. 9492/97, o SDT vem promovendo modificações na relação Tabelionatos e Apresentantes, oferecendo condições tecnológicas que vêm permitindo modernizar o processo de encaminhamento de títulos para protesto, tornando-o mais ágil, transparente e impessoal, propiciando, inclusive, uma distribuição dos títulos de maneira eqüitativa, qualitativa e quantitativamente, entre os dois Tabelionatos de Protesto da capital, além de padronizar a forma de operacionalização de todo o processo.

Constantes investimentos em novas tecnologia vêm proporcionando uma migração da automação do envio de títulos para protesto, inicialmente por meio magnético, evoluindo para a utilização de transmissão eletrônica, constituindo-se em mais um passo na melhoria da interação entre Instituições Bancárias, SDT e Tabelionatos de Protesto, garantindo agilidade, comodidade e segurança nas transações que envolvem títulos para protesto.

O setor de atendimento do SDT atende aos representantes das instituições financeiras seja para receber os títulos físicos e arquivos magnéticos contendo títulos para protesto, seja para repassar o material produzido pelos Tabelionatos de Protesto. Também, possuindo pessoal especializado, o setor de atendimento destaca-se pela preocupação em dirimir todas dúvidas dos clientes, seja pessoalmente, por telefone ou diretamente pelo uso do site, esclarecendo aspectos legais e operacionais relacionados com protesto de títulos.

Objetivando agregar novos serviços que proporcionem melhoria na qualidade do atendimento, o Serviço de Distribuição de Títulos - SDT disponibilizou este site dinâmico, com espaços especiais destinados ao atendimento de usuários, constituindo-se em uma ferramenta que oferece a possibilidade da realização de consulta sobre a legislação de protesto de títulos, relaciona as dúvidas mais freqüentes, possibilita efetuar consultas sobre a movimentação de títulos distribuídos, facilita o encaminhamento de títulos para protesto, através do preenchimento prévio de formulário eletrônico destinado à apresentação do título, entre outros serviços oferecidos. Cabe destacar a existência de uma “Área Restrita”, devidamente segura, dotada de certificação digital, que permite o atendimento às instituições financeiras, para troca de arquivos eletrônicos, constituindo-se em um meio seguro de encaminhar títulos para protesto e receber informações sobre títulos, enviadas pelos Tabelionatos de Protesto.

De igual relevância, os serviços on-line, disponibilizados neste site, tais como, o “Contato” constituindo-se em um canal de comunicação entre os usuários e o próprio Serviço de Distribuição de Títulos, podendo o cliente, através deste meio de contato fácil, oferecer sugestões, esclarecer dúvidas, solicitar a realização de algum serviço especial, e, acima de tudo, avaliar o atendimento dispensado.

Diante de tudo isto, seguindo os princípios que norteiam as ações deste Serviço desde sua instalação, a busca constante pela melhoria da qualidade do atendimento sempre será um dos objetivos maiores de todos os que fazem o Serviço de Distribuição de Títulos, associado ao cumprimento fiel da legislação que rege o protesto de títulos no nosso país.


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